Quais as vantagens e desvantagens de adotar estratégias de Marketing no campo dos Recursos Humanos? Veja hoje!

Para uma grande parcela da população, a área de marketing não tem nada a ver com o campo dos Recursos Humanos. Mas isso não é verdade. Essas duas áreas se completam, e sua união pode ser muito vantajosa para ambos setores.

As empresas entenderam a relevância de alinhar as estratégias de marketing com as necessidades de seus funcionários, uma vez que a produtividade está completamente relacionada à satisfação com a instituição.

Com essas duas áreas trabalhando juntas, os profissionais atuam de maneira mais motivada, mostrando resultados muito satisfatórios.

Qual a relação entre Marketing e Recursos Humanos?

A área de marketing tem a função de criar estratégias para impulsionar as vendas através de ações para tornar os produtos ou serviços mais interessantes. Nesse setor, é analisada a concorrência, as tendências são estudadas, além de promover muitas inovações, sempre com o objetivo de atrair pessoas.

O campo de Recursos Humanos tem a responsabilidade de administrar, de forma geral, os funcionários. Nessa área é feito o recrutamento, seleção, treinamentos, além de solucionar conflitos internos e engajar pessoas.

Ambos, mesmo sendo de áreas distintas, se completam. E caso sejam bem alinhados, podem ser muito vantajosos para a instituição.   

Quais as vantagens do Marketing na área de Recursos Humano?

Quando uma empresa une essas duas áreas, as vantagens são muitas. Além de melhorar a relação entre o setor de Recursos Humanos com os funcionários, esse setor também elabora ações mais assertivas para os colaboradores da instituição por meio do desenvolvimento de pessoas internas.

Outra vantagem também pode ser vista na hora de conquistar novos talentos para a instituição, através de publicidades inovadoras no processo de seleção e contratação. A imagem da empresa também é outra área em que a união das duas áreas pode beneficiar.

Os treinamentos oferecidos dentro da empresa também é um ponto vantajoso, já que, tanto líderes quanto colaboradores podem se especializar, desenvolvendo suas competências, se tornando cada vez mais valiosos para o mercado.

As ações de marketing também contribuem para que o setor de Recursos Humanos entenda o que ocorre dentro e fora da empresa, pontuando melhor as ações elaboradas, além de fazer o acompanhamento.

Existe alguma desvantagem?

Quando se fala em unir duas áreas distintas, logo se pensa nas desvantagens, mas neste caso, não há desvantagem alguma, só ganhos. Toda a empresa ganha com as estratégias de marketing no campo de Recursos Humanos.

Como aplicar as estratégias de marketing na área de RH?

Há muitas formas de fazer isso, e uma delas é por meio das redes sociais. Além disso, também é válido adotar as estratégias de endomarketing, branding e usar diferentes mídias.

Quem pode fazer esse serviço?

Qualquer pessoa qualificada, que entenda de marketing e Recursos Humanos. A própria empresa pode ter esses dois setores em suas acomodações. Dessa forma, ambos setores trabalharão juntos.

Outra opção é contratar os serviços de uma agência de marketing digital, para trabalhar de forma alinhada com as estratégias do setor de Recursos Humanos. Há muitas agências que já realizam esse tipo de serviço. E os resultados são os melhores possíveis.

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