Saiba aqui o que é ATS e como ele pode ser benéfico para o seu RH!

Muitas funções que antes só podiam ser feitas manualmente, hoje em dia podem ser feitas de forma digital, com apenas alguns cliques. A área de Recursos Humanos numa empresa, precisava ter que lidar com muitas atividades operacionais, porém, de uns tempos para cá, essas atividades se tornaram mais fáceis de serem realizadas depois que a tecnologia avançou.

Com o sistema ATS, o setor de RH de uma empresa pode atuar de maneira muito mais eficiente e rápida. Saiba aqui o que é ATS e como ele pode ser benéfico para seu RH.   

O que é ATS e como ele funciona?

ATS significa Sistema de Rastreamento de Inscrições, que em inglês é descrito como Applicant Tracking System. Trata-se de um tipo de software criado justamente para o setor de RH com o objetivo de ajudar na administração de vagas e no recrutamento de candidatos.

Através desse sistema, é possível realizar todas as etapas do processo seletivo, desde a inscrição até entrevistas.

Um ATS como, por exemplo, Integração Gupy, consegue automatizar processos burocráticos do RH. Algumas das principais funções do ATS envolvem a divulgação de vagas, realização de testes, triagem com candidatos, envio de mensagens e muito mais.

Qual a importância do sistema ATS para o setor de RH da empresa?

Quando o RH define o candidato que deseja encontrar, o software encontra os profissionais que atendem a necessidade da empresa. Dessa forma, o recrutador não precisa perder muito tempo analisando cada currículo para fazer a melhor escolha.

É necessário apenas utilizar os “filtros” do próprio sistema, através de palavras-chave, para encontrar os melhores candidatos.

Quais são os benefícios que o ATS pode promover para o RH?

Descubra agora alguns dos principais benefícios que o ATS pode promover para o RH.

Diminui os custos com o recrutamento

Todo o processo de recrutamento de candidatos para uma empresa gera custos. Porém, antes do ATS esse custo era muito maior. Sendo assim, a economia que esse sistema gera é muito significativa e vantajosa para as companhias.

Otimiza o tempo da equipe

No modelo convencional de recrutamento, o tempo perdido nessa etapa é muito grande. Com o sistema ATS esse tempo é otimizado, ou seja, reduzido. Como todo o processo é feito de forma automatizada, a equipe do RH tem mais tempo livre para demandar as pautas mais importantes.

Deixa todo o processo mais eficiente

Esse é o tipo de ferramenta que ajuda a empresa a fazer as melhores contratações, uma vez que não há o risco de dispensar um bom candidato. O processo se tornar eficiente porque o software vai classificar todos aqueles que estão alinhados com os valores e as necessidades da empresa.

Possibilita integração com mídias sociais

Atualmente todo mundo está presente nas redes sociais, por isso, essa também é uma excelente plataforma para divulgar as oportunidades de emprego de sua empresa. Mas esse serviço não precisa ser feito de forma manual, já que o ATS tem integração com as mídias sociais.

Com essa função, o RH pode fazer a divulgação de vagas em todas as plataformas cadastradas.

0 replies on “Saiba aqui o que é ATS e como ele pode ser benéfico para o seu RH!”