Você sabe como deve se comportar no ambiente de trabalho? Veja aqui algumas dicas importantes!

O ambiente de trabalho, seja ele corporativo ou não, exige dos funcionários um comportamento diferente do que acontece fora dele. Isso se dá, pois, por ser um local que pede ética, profissionalismo e seriedade, é necessário que a conduta seja condizente com esses objetivos. 

Pensando nisso, o presente artigo tem o intuito de demonstrar como você deve se comportar durante o expediente, a fim de evitar desconfortos ao próximo ou mesmo deturpar a imagem da empresa. Tais dicas são altamente relevantes e podem fazer com que você se adapte melhor. Não deixe de conferir!

Pontualidade

A pontualidade é extremamente relevante e serve tanto para o modelo de trabalho home office, quanto para o presencial. Portanto, procure chegar na hora todos os dias e cumprir com os prazos necessários, sem atrasos constantes ou ausências de justificativas. Se algum prazo estiver apertado, seja sincero(a) com o seu gestor (com antecedência). 

Assim, você demonstra que se preocupa em entregar um serviço qualificado e precisa de um prazo maior para fazê-lo. Além disso, ser pontual demonstra que você é responsável, dedicado e confiável. 

Sua imagem profissional importa

Quando você é funcionário formal de uma empresa ou mesmo presta serviços para ela, é necessário estar em constante atenção sob sua imagem profissional. Claro que você deve fazer o que está de acordo com as suas funções e garantir que o ambiente não seja abusivo profissionalmente. 

No entanto, você precisa aprender a trabalhar sob pressão, escutar feedbacks e melhorar os processos todos os dias. Assim, você demonstra que a empresa que você trabalha também sabe fazer todas essas coisas e que os clientes terão o melhor atendimento com a companhia. 

Evite falar muitas gírias, utilizar linguagem informal, falar palavras de baixo calão, fazer cantadas espertas para se aproveitar de clientes e procure cuidar da sua aparência. Sua imagem representa diretamente a empresa, por isso é importante ser educado, respeitoso, ético e empático. 

Diálogos construtivos

Os conflitos no ambiente de trabalho são inevitáveis, portanto, é preciso ter paciência com o processo das atividades e entender que nem todos fazem as tarefas como você. É necessário criar diálogos construtivos, a fim de solucionar os problemas com educação, presteza e respeito. 

Deste modo, tanto os seus gestores, quanto as pessoas que você coordena vão passar a saber que podem confiar em você, oferecer feedbacks e até mesmo sanar dúvidas sem serem julgados ou reprimidos. Isso torna a empresa muito mais acolhedora e aumenta a produtividade. 

Diferencie amigos de colegas

Essa é uma dica crucial, capaz de evitar situações desconfortáveis para os funcionários de uma empresa. A grande maioria das pessoas que trabalham com você, são apenas seus colegas e claro que vocês podem conversar sobre a vida pessoal às vezes, mas isso não quer dizer que vocês são melhores amigos. 

Isso faz toda a diferença, principalmente nos momentos de feedback. Deste modo, essa distinção é importante para estabelecer limites relacionais na empresa. Portanto, trate todos bem, mas saiba que o ambiente exige comportamentos mais restritivos. 

Trabalhe a resiliência 

Muitas vezes, quando ficamos com dificuldade em alguma tarefa ou mesmo temos algum conflito relacionado, pensamos em desistir e nos frustramos. Por isso é tão importante trabalhar a resiliência, a fim de conquistar mais espaço e não deixar se abater em situações que podem facilmente ser resolvidas com o tempo. 

Isso ajuda muito no trabalho em equipe e promove a empatia pelo outro. Portanto, faça com que os conflitos sejam combustível para melhorar a humanização do seu trabalho, pois, quando algo desagradável acontece, é bem possível que você não queira que outras pessoas passem pela mesma coisa. 

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