Como iniciar um negócio de consultoria de RH

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quer saber como começar um negócio de consultoria de RH? Sim, há muito a ser considerado após a pandemia global, mas também há muito o que ser otimista para abrir empresa  grátis.

Mesmo com a ascensão da tecnologia de RH, da inteligência artificial e do aprendizado de máquina, ainda há um enorme mercado para novas consultorias de RH iniciantes para ajudar os empregadores a obter o melhor de sua força de trabalho.

Existem muitos negócios em potencial em todos os aspectos da consultoria de RH, incluindo consultoria generalista de RH, recrutamento e seleção, engajamento de funcionários, treinamento, aprendizagem e desenvolvimento, legislação trabalhista e assim por diante.

1 – Encontre o seu “porquê” – determine o seu estilo de negócio preferido

Antes de embarcar em sua jornada empreendedora, é importante fazer uma pausa e refletir sobre o que você deseja e como deseja alcançá-lo, enquanto pondera como abrir uma empresa de consultoria de RH.

Você está procurando construir um ativo que possa vender um dia ou está almejando um estilo de vida mais freelance para criar um novo plano de carreira em sua vida corporativa?

Você trabalhará em direção a um negócio altamente sistematizado e alavancado que se expandirá rapidamente e levará a um modelo de negócio franqueado?

Em vez disso, você está procurando pagar as contas e manter as luzes acesas enquanto trabalha em um novo produto de tecnologia de RH ou produto de informação empolgante?

2 – Crie um plano de negócios de consultoria de RH para startups enxutas

Você precisa de um plano que realmente o ajude, não de um longo livro que rapidamente junta poeira no canto do seu escritório.

Com o mundo da tecnologia em ascensão, por que não dar uma olhada no livro deles e usar o modelo Lean Canvas para planejar o início de sua consultoria de RH?

Comece com os segmentos-alvo de clientes de RH e os problemas que eles enfrentam e, em seguida, trabalhe nas caixas.

3 – Decida sobre a estrutura jurídica certa para o seu novo negócio de consultoria de RH

Trabalhando com o modelo de tela enxuta e entendendo a quem você servirá e como atenderá esse público-alvo, você estará em uma boa posição para escolher a estrutura jurídica certa para um novo negócio de consultoria de Recursos Humanos.

Dependendo de onde você estiver no mundo, você terá várias opções para escolher:

  • Forme uma sociedade limitada.
  • Operar como um único comerciante.
  • Contrato via sites freelance.

Execute uma corrida lateral após o expediente através das opções listadas acima. Faça o que fizer, peça conselhos a um profissional qualificado.

3 – Planeje seu fluxo de caixa (haverá uma queda inicial)

Esta seção normalmente pode entrar no estágio de planejamento de negócios, mas é tão importante que merece sua própria etapa.

Consultoria, em geral, pode ser muito lucrativa e o modelo de negócios de consultoria de RH não é exceção. Contudo, quando você é um funcionário, recebe um recibo de pagamento todos os meses como um relógio.

Como funcionário, não há despesas a pagar. Tudo muda no dia em que você se torna um novo consultor de RH independente. De repente, você tem uma ampla gama de custos de configuração e despesas recorrentes.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *