Como o ambiente pode melhorar a produtividade da equipe?

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Não adianta ter as melhores estratégias de gestão, se não conseguir melhorar o próprio ambiente de trabalho. Uma boa gestão tem que apostar em um ambiente com simplicidade, transparência para poder ter mais efeitos na produtividade da equipe, resultados que só aparecem quando todo mundo percebe que as regras estão bem estabelecidas.

Como um gestor, é importante que ele saiba lidar com os problemas que a equipe encontrar. O ambiente de trabalho tem que ser cada vez mais agradável, com um espaço que seja estimulante e que também esteja aberto para novas propostas. Além disso, o espaço tem que ser organizado, bem decorado, com tecidos para estofados bem coloridos. 

Flexibilidade

Um bom gestor tem que saber ser flexível, se adaptar e estar em maior sintonia com o ambiente de trabalho. Eles têm que saber procurar boas oportunidades. Assim, tem que estar ouvindo e atentos a tudo o que está acontecendo a sua volta.

Muitas das boas ideias para melhorar um processo de rotina pode vir de qualquer um dos empregados, principalmente aqueles que trabalham com algo mais real.

Um processo muito rígido vai atrapalhar o progresso da equipe. Esteja aberto a mudanças dentro do processo organizacional que já foram estabelecidos e saia daquele pensamento de que as coisas têm que ser feitas como sempre foram.

Expectativas

É muito importante esperar que a sua equipe seja muito produtiva, mas sem impor padrões inalcançáveis. Os bons gestores não são aqueles que são mais rigidez ou os mais suaves, mas sim, aqueles que conseguem trazer o melhor que cada um dos funcionários pode trazer.

Uma vez que eles reconhecem que o patrão tem um alto padrão, vai exigir uma excelência maior de si mesmo, pois tem a tendência a querer se espelhar em você. Assim, é necessário cobrar metas e objetivos que sejam bem claros.

Concentração

Ter objetivos é muito importante, mas não adianta querer coisas que são difíceis de serem mensuráveis. Um objetivo mensurável vai ser mais fácil de mover e traduzir em desempenho no trabalho, o que vai gerar mais motivação para os funcionários. Não tem como pensar em ter um ambiente de trabalho melhor sem isso.

Criando objetivos logo no começo do ano e reavaliando eles a cada 15 dias, os objetivos vão ser um grande guia para equipe. Assim, o ano consegue se desenrolar bem mais fácil, deixando que a gestão consiga encontrar os resultados de cada um, entendendo quem está bem motivado ou não.

Tempo

Os gestores podem ser puxados para muitas direções diferentes, mas é importante saber a importância do seu tempo. O tempo é um dos principais agentes na hora de tomar uma decisão dentro do gerenciamento. É necessário então saber o que é a sua prioridade e saber como a sua equipe tem que entender isso.

O ambiente de trabalho é um dos moldes para que a equipe se sinta motivada, mas é papel do gestor também conseguir traçar bons objetivos e ainda ter um alinhamento mais flexível.

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