Gestão laboratorial: Dicas para fazer um bom trabalho

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Nos dias de hoje, é imprescindível que um laboratório tenha um bom sistema de gestão para que o atendimento e funcionamento do mesmo seja impecável.

A gestão laboratorial é capaz de cuidar de processos desde a chegada do paciente ao laboratório até o momento que os resultados dos exames serão entregues a ele.

Além disso, esse sistema auxilia a parte administrativa da empresa como um todo, pois facilita o trabalho dos funcionários em todas as tarefas que precisam ser executadas, literalmente em todas as áreas que possui o laboratório.

Continue lendo a seguir e veja mais dicas.

Facilite o agendamento e entrega dos exames

O agendamento dos exames, por muitas vezes, é um processo que incomoda um pouco alguns clientes e pode ser cansativo para o laboratório, então, a alternativa é investir na Gestão laboratorial, pois trará benefícios para ambos os lados.

Ter um número considerável de atendentes disponíveis o dia inteiro para fazer agendamentos e cancelamentos, faz com que o laboratório acabe tendo custos além do que gostaria.

Portanto, uma ótima opção para solucionar os problemas com os custos, o trabalho dos funcionários e facilitar o processo para os clientes, é investir em sistemas de gestão laboratorial que ofereçam a opção de realizar os agendamentos online. 

Dessa forma, o laboratório terá atendentes prontos para atender os clientes que realmente preferem fazer o agendamento via telefone ou presencial.

Além de agendar exames, o sistema de gestão permite que os pacientes tenham seus laudos disponíveis logo após estarem prontos. 

Fazer a entrega dos resultados online, além de facilitar a vida dos clientes, dá ao laboratório um diferencial, pois permite que se destaque dos demais. 

Tenha um armazenamento eficiente de documentos

A forma que os documentos são armazenados é algo que deve ser levado muito a sério dentro de um laboratório, porque qualquer perda ou danos podem gerar diversos problemas.

Por isso, é fundamental que todos eles estejam bem armazenados e fáceis de serem encontrados. E armazená-los fisicamente, além de não ser algo prático, demandará uma grande disponibilidade de espaço e investimento financeiro para todos esses materiais. Então, um sistema de gestão pode ser a solução ideal para tal tarefa.

O uso de sistemas de armazenamento em nuvem para os documentos faz com que o manuseio dos mesmos seja bem mais simples e todos eles estejam em um local seguro, já que apenas pessoas autorizadas têm acesso.

Tenha controles financeiros

Assim como em qualquer negócio e empresa, a gestão laboratorial demanda um cuidado enorme com os controles financeiros, pois ampliar o laboratório, pagar melhores salários aos funcionários e garantir melhores preços para os pacientes, só será possível tendo essa organização.

Quando o laboratório não possui um fluxo de caixa organizado e de fácil controle, infelizmente enfrentará uma série de riscos, desde problemas na infraestrutura, falta de materiais, perda de equipe, dentre outras coisas. 

Por isso, ter um sistema de fluxo de caixa eficiente e mantê-lo sempre atualizado é de extrema importância para a segurança e crescimento do laboratório.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *