O nome sujo pode atrapalhar na hora de conquistar um emprego?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Estar com o nome sujo é, sem dúvidas, uma situação super desconfortável, mas que infelizmente pode acabar fugindo do nosso controle pelo menos alguma vez na vida.

E a dúvida de muitas pessoas é se não estar com o nome limpo pode atrapalhar a conseguir um emprego para poder quitar essa dívida. Portanto, continue lendo a seguir para entender mais sobre essa situação e saber como agir.

O que significa ficar com o nome sujo?

O atraso ou não pagamento de alguma fatura do cartão neon para negativados ou boleto bancário pode fazer com que seu nome fique sujo.

Ao não efetuar o pagamento dentro da data, acontece a inscrição do devedor no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Cadastro de Inadimplência (Cadin) e no Serasa.

Nos dias de hoje é bem mais simples contornar esta situação, mas evitar que seu nome fique sujo é a melhor opção para que a mesma não acabe te prejudicando, como verá a seguir.

Nome sujo pode atrapalhar carreira profissional

Enrolar para pagar uma dívida é muito prejudicial para a sua vida financeira, porém, pode ser ainda pior, pois pode atrapalhar inclusive sua vida profissional. 

Isso não significa que se o seu nome estiver sujo nunca mais conseguirá arrumar emprego, no entanto, ter o nome limpo pode ser um requisito estabelecido por algumas empresas nos processos seletivos, funcionando como uma forma de avaliar a conduta do profissional.

Muitos órgãos não estabelecem regras para pessoas nesta situação. Entretanto, outros como Banco Central e Casa da Moeda, por exemplo, exigem que o profissional não tenha nenhuma restrição no nome.

Estar com o nome sujo garante alguns direitos

Muitas pessoas não sabem, mas embora estar com o nome sujo não seja algo positivo, isso não acaba com todas as suas chances e alguns direitos permanecem mesmo com esta restrição. 

No entanto, se você estiver passando por isso, será preciso ter consciência das suas limitações e que é possível continuar tocando a vida normalmente, porém, de uma maneira mais regrada.

Se você pretende viajar e precisa tirar o passaporte, mas leu algo sobre este tipo de restrição, saiba que é um mito e é possível, sim, tirá-lo, pois estar com o nome sujo não impede o cidadão de ter um passaporte.

E com relação aos concursos públicos, tirando alguns que restringem nessas situações, caso o edital não especifique se é permitido ou não, o candidato não poderá ser eliminado caso esteja com o nome sujo. Portanto, para evitar quaisquer imprevistos, leia as regras do seu concurso antes de prestá-lo.

Como organizar minhas dívidas

Por último, mesmo que agora você saiba que é possível garantir uma vaga de emprego mesmo estando com o nome sujo, pagar as dívidas atrasadas é essencial, pois irá melhorar bastante sua vida financeira E dessa forma, quando já estiver trabalhando, poderá tentar fazer negociações para limpar seu nome. 

Para se organizar, reúna todas as dívidas em aberto e some para definir o valor total.

Quando souber quanto deve, avalie quanto você pode pagar por mês e monitorar todos os gastos seus, evitando fazer compras desnecessárias, principalmente nos três primeiros meses de experiência em seu novo emprego.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *