Por que contabilidade e RH devem trabalhar de perto

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Muitas organizações têm o desafio de estabelecer uma boa relação de trabalho entre a contabilidade em Guarulhos e o departamento de recursos humanos (RH). 

Conflitos em relação às funções e objetivos desses departamentos são comuns em muitas organizações. A tensão entre os dois departamentos começa a partir de seus objetivos e perspectivas tradicionais.

A crença de que o departamento contábil se preocupa apenas com dinheiro ou custos e o departamento de RH com as pessoas afeta o relacionamento entre esses departamentos. 

Com base nessa crença ultrapassada, o departamento de RH se concentra no capital humano e o considera o ativo mais importante. 

O departamento contábil, por outro lado, se concentra na lucratividade e vê o departamento de RH como uma unidade de custo.

As diferentes perspectivas levantam tensões desnecessárias em uma organização. Ambos os departamentos devem estabelecer uma relação de trabalho estreita pelas seguintes razões:

Responsabilidades de sobreposição

Os departamentos de RH e contábil trabalham com o objetivo final de atingir um nível mais alto de desempenho e lucratividade.

 No atual contexto de negócios, os gerentes de RH muitas vezes desempenham algumas funções que tradicionalmente eram consideradas financeiras. O mesmo se aplica aos diretores contábil. 

Por exemplo, os gerentes de RH devem considerar o custo e os benefícios do recrutamento de novos funcionários.

 Eles também devem considerar o impacto de suas políticas de RH na lucratividade da organização. Tais considerações requerem análise de dados e projeções financeiras.

Os executivos ou gerentes contábeis devem ir além de considerar os funcionários como custos para determinar as maneiras pelas quais eles podem melhorar a lucratividade por meio do capital humano. 

Por exemplo, os gerentes contábeis estimam o impacto do incremento de salário, bônus e outros programas motivacionais na lucratividade da empresa.

O impacto da tensão no desempenho dos negócios

Uma forte relação entre os dois departamentos tem um impacto positivo no desempenho geral de uma organização.

 Dada a sobreposição de responsabilidades, a comunicação aberta entre os departamentos é importante para garantir que as metas e objetivos gerais sejam alcançados. 

As empresas devem garantir que haja um fluxo livre de informações entre os departamentos, especialmente dados de desempenho.

Cada departamento pode então alinhar suas estratégias para melhorar o desempenho futuro. A tensão atrapalha esse fluxo livre de informações, o que, por sua vez, retarda o crescimento e a expansão dos negócios. 

Cada departamento deve reconhecer a contribuição de outros departamentos para o desempenho geral. O departamento de RH deve reconhecer a importância de decisões financeiras sólidas. 

O departamento contábil deve aceitar que todas as empresas, incluindo aquelas no mercado contábil dependem de funcionários para implementar suas estratégias de crescimento e lucratividade.

O contexto de negócio em mudança

O atual contexto empresarial é altamente competitivo e dinâmico. As organizações não podem mais se apegar a tradições ineficazes e perspectivas desatualizadas. 

As equipes gerenciais devem mudar de problemas internos para a alta competição no ambiente de negócios global, que é uma ameaça à sobrevivência de muitas empresas. 

Além disso, as funções e responsabilidades dos gerentes de recursos humanos e executivos contábil estão mudando. Os profissionais devem estar dispostos a aceitar a mudança para se manterem competitivos e relevantes.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *