Por que você não deve usar o WhatsApp para comunicação empresarial

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quando o Facebook adquiriu o WhatsApp por US $ 19 bilhões em 2014, foi o maior negócio já feito para uma startup apoiada por capital de risco. A razão para o preço de venda massivo foi o fenômeno mundial que o WhatsApp estava se tornando. 

No momento da aquisição, o WhatsApp tinha meio bilhão de usuários ativos por mês, que em maio de 2020, agora cresceu para mais de 2 bilhões de usuários.

Embora a intenção inicial fosse ser um aplicativo de mensagens pessoais, os funcionários começaram a usar o WhatsApp para comunicação empresarial.

 Por causa do preço do yowhatsapp 2021 (é grátis) e da facilidade de uso, pode parecer uma solução atraente para comunicação no local de trabalho, especialmente para funcionários móveis da linha de frente.

Embora o WhatsApp seja ótimo para se comunicar com amigos e familiares, há muitos motivos pelos quais usar o WhatsApp para comunicação no local de trabalho é uma péssima ideia.

Aqui estão apenas alguns.

Comunicações comerciais seguras: o registro de privacidade de dados do WhatsApp é abismal

O WhatsApp foi fortemente criticado por não proteger a privacidade dos dados de seus usuários no passado.

Além disso, o Tribunal de Justiça Europeu decidiu que as empresas de tecnologia dos EUA, especificamente o Facebook, não fornecem um nível adequado de proteção de dados pessoais para seus usuários europeus.

Se seus funcionários estão usando o WhatsApp para comunicação empresarial em seus dispositivos móveis pessoais, eles estão expondo sua empresa a graves violações de dados e riscos de segurança.

Apesar de todos os riscos legais, éticos e pessoais associados ao uso do WhatsApp para comunicações no local de trabalho, os funcionários ainda o fazem todos os dias.

De acordo com um artigo recente do Google,

“Se não receberem ferramentas de nuvem aprovadas pela empresa, os funcionários da linha de frente podem arriscar a segurança da empresa e dos dados e a conformidade regulatória para usar as suas próprias. 

Cinquenta e três por cento dos funcionários da linha de frente usam aplicativos de mensagens como WhatsApp e Facebook Messenger até seis vezes por dia por motivos relacionados ao trabalho, mas 68% deles disseram que parariam se tivessem ferramentas de comunicação interna aprovadas. ”

Comunicação desarticulada prejudica a produtividade

Outro grande golpe de usar o WhatsApp para comunicação no local de trabalho é que às vezes pode criar mais confusão e caos.

Fazer malabarismos com vários bate-papos em grupo, sem gerenciamento de usuários e nomes de usuário pouco profissionais como “Dragon Princess” tornam o gerenciamento da comunicação empresarial por meio do WhatsApp um pesadelo.

Toda essa confusão acaba levando a uma comunicação no local de trabalho pouco clara, desarticulada e desconectada. No final das contas, o WhatsApp prejudica a produtividade mais do que ajuda. 

Se você está gastando quinze minutos de cada turno tentando descobrir para qual chat em grupo sua lista de verificação de fechamento foi enviada, isso praticamente vai contra o propósito.

Também pode levar a erros embaraçosos quando os funcionários postam mensagens pessoais acidentalmente em um bate-papo do trabalho ou compartilham o WhatsApp Live Location com o chefe por engano. 

No final das contas, o WhatsApp é simplesmente uma bagunça, já que foi projetado para comunicação pessoal.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *