Que documentos um novo funcionário precisa levar para a empresa?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Na hora de contratar um novo profissional, é muito importante ter bastante atenção aos documentos que serão pedidos. Eles são muito bons para contratar e formalizar, e contemplar novas informações trabalhistas que são fundamentais para o empregado.

No Ministério do Trabalho, há algumas exigências em relação aos registros, certidão negativa de interdição, e gestores e outros profissionais do RH podem acabar se confundindo com tanta burocracia e formalidades exigidas.

Quer saber mais informações sobre os documentos de admissão em relação aos funcionários? Confira o que precisa levar para a empresa.

Por que levar documentos para admissão?

Ao contratar um novo funcionário é necessário levar diversos documentos para o Departamento Pessoal da empresa ou ao RH. Esse é um processo que pode ser bem trabalhoso, por isso, muitas razões justificam o motivo de ter esse tipo de exigência.

Os registros vão funcionar para que seja possível identificar o profissional, contando com dados básicos em relação a sua vida civil, o que é uma forma da empresa conhecer mais o seu novo colaborador.

Além disso, as contribuições e direitos trabalhistas, como o salário, IRRF, pensão alimentícia, são fundamentais para que a empresa tenha informações sobre o empregado e os seus dependentes.

Outra questão que é bem importante é que a admissão só vai ser formal depois de apresentar todos os dados que estão apresentados na certidão. Ou seja, é necessário ter regularidade com a empresa para que o funcionário esteja de acordo com as declarações.

É uma exigência do Ministério do Trabalho, e que a qualquer momento, eles podem fazer uma fiscalização. Assim, é possível evitar que se tenha algum problema maior com a Justiça, mantendo uma boa imagem do trabalho, respeitando esse tipo de burocracia.

Outra documentação que também é bem importante são os atestados de saúde ocupacional, sendo necessários para mostrar como está a situação da saúde atual do trabalho.

Ainda assim, esse tipo de atestado serve para comparar em algum outro caso de doença de trabalho. Com isso, é possível ter uma avaliação direta do motivo que o profissional adoeceu, se foi pela empresa ou não.

Que documentação um funcionário precisa levar?

Existem diversos documentos que são exigidos no momento da contratação. Como, por exemplo:

Dessa forma, para começar em um novo trabalho, são diversos documentos que são exigidos, precisando ter atenção por parte do funcionário novo, mas também do RH de solicitar e encaminhar tudo direito. 

A empresa não vai poder ficar com os documentos dos funcionários por mais de 5 dias, mesmo que tenham apenas cópias autenticadas. O ideal é que na hora de fazerem uma devolução, também emitam um recebido. 

O registro já na carteira de trabalho precisa ser realizado em até 48 horas, com a carteira sendo entregue nesse prazo. As informações que serão colocadas na CTPS são a remuneração, banco em que o FGTS vai ser recolhido, data de admissão, prazo de contrato, se houver. 

Os documentos exigidos podem variar, mas são as informações básicas para preenchimento do emprego.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *