Veja como o RH pode trabalhar juntamente com o setor de contabilidade

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O setor de contabilidade certamente é o responsável por pagamento de contas, pedidos de segunda via de conta atrasada, por controle de caixa, entre outros atributos. Porém, você sabia que ele pode andar lado a lado com o setor de RH? 

Essa junção é perfeita e capaz de fazer com que a empresa fique ainda mais atualizada e em dia com o setor de tecnologia, permitindo o andamento da empresa com sucesso! Veja mais sobre a junção desses dois departamentos!

Saiba qual é o potencial de junção entre o RH e o setor de contabilidade

Sabidamente o RH e o setor de contabilidade são fundamentais dentro de uma empresa, entretanto, muitas vezes eles acabam operando isoladamente e de maneira completamente independente.

Agora com a grande tecnologia e a digitalização, o RH acaba tendo que assumir uma postura ainda mais estratégia, que deve ser voltada inteiramente para o desenvolvimento do capital humano, tudo em prol das metas corporativas.

Ademais, precisamos destacar que a contabilidade não fica longe dessas ações, justamente porque precisa de mais atenção principalmente no que se refere a prestação de contas, isso ainda, além da confiança que ela precisa ter nos dados fornecidos pelo RH.

O fato é que anteriormente o setor de Recursos Humanos era enxergado pelo setor de contabilidade como mais uma espécie de custo para a empresa, no entanto, atualmente podemos reconhecer a grande importância desse setor para o desenvolvimento completo da empresa.

Além disso, existe a compreensão de que todos esses setores podem e devem trabalhar juntos, somente assim, o RH conseguirá exercer seu papel estratégico que deverá refletir ainda nos dados coletados pela contabilidade.

E então, quando esses departamentos devem trabalhar juntos?

De fato, o RH e a contabilidade podem acabar atuando em parceria em uma série de ações muito importantes para a empresa, sendo que em ações práticas podemos salientar: 

  • O desenvolvimento da cultura organização;
  • A identificação de quais são os motivadores desses funcionários;
  • Definição total de metas e estratégias;
  • Quando há necessidade de melhorar a retenção dos funcionários;
  • Quando é preciso desenvolver programas de reconhecimento;
  • Quando desejamos estimular a formação de pessoas que divulgarão a marca da empresa;

Saiba como realizar a integração dos dois departamentos

Certamente a integração entre o setor de Recursos Humanos e o de contabilidade deve começar a partir de uma cultura organizacional completamente voltada para que ocorra a comunicação interna e ainda o trabalho em conjunto de vários setores. 

Um outro ponto relativamente importante deve ser a valorização do alcance de metas, sendo que os gestores devem simplesmente indicados os objetivos das empresas e quais de fato são as ações que devem ser praticadas para que tais objetivos sejam cumpridos.

Sempre destacando que o trabalho em conjunto realizado entre o RH e da contabilidade acaba sendo essencial para que ocorra o crescimento da organização e principalmente para a sobrevivência da mesma.

Claro que isso levando em conta um novo cenário em que estamos com a tecnologia cada dia mais presente e onde os funcionários devem repensar sus papéis para manterem sua relevância no mercado!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *